segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Más que un club.



Venceu o time que me desperta admiração em ABSOLUTAMENTE tudo!
.
Desde a filosofia de privilegiar os moleques das categorias de base, ao técnico que comemora gols c/ os punhos cerrados como se (ainda) fosse um jogador. Um time que é disciplinado até na hora de comemorar.
.
Um time que seja qual for o adversário joga de uma só maneira. E que se danem os rivais na busca de anular essa forma de atuar parece (ou É?) perfeita.
.
O que se viu no gramado de Yokohama foi uma aula. E um choque. De realidade.
.
Como bem disse Flávio Gomes, "(...) mas uma demonstração de como é, de verdade, ter filosofia, princípios, linha de pensamento, conduta, projeto. Jogar o jogo, jogar bonito."
.
Quando confrontamos a realidade do futebol brasileiro com essa aí de cima, desembocamos na (triste, por que não?) constatação de que (ainda) vivemos na era do amadorismo completo. Impera aquilo de nome bonito mas pouco produtivo em termos de resultado: o marketing.
.
"O presidente do Santos faz aquela pirotecnia toda para não vender o Neymar e o resto do time é uma merda. Marketing. O Corinthians contrata um gordo descompromissado como Adriano, o cara nem joga, mas vende camisa. Marketing. O Flamengo paga (ou não paga, sei lá) os tubos para ter o dentuço, o dentuço não joga nada, mas se comporta como se fosse algum tipo de deus sobrenatural. Marketing."
.
E imediatamente após o jogo surgem os cretinos que adoram tripudiar sobre cadáver.
.
- "Ah, o Santos não é nada disso... O Neymar não é nada do que falam..."
.
Fosse qualquer outro time brasileiro, qualquer outro sul-amaricano e muitos da Europa o enredo seria o mesmo: entrariam na roda e pimba - Gol do Barcelona!
.
No que se refere principalmente ao futebol, os brasileiros oscilam da auto-piedade mais miserável à arrogância mais histérica. Que o diga em tempos de Copa do Mundo.
.
Não adianta. É o melhor time do mundo. Formem um time dos melhores da galáxia, com os melhores técnicos, os melhores preparadores físicos, melhores TUDO, o escambau, e virá o Barcelona, num dia inspirado, triturá-lo.
.
Estamos vendo o melhor time do mundo. Quiçá o melhor de todos os tempos, pois não é um time que encanta durante uma Copa ou seis meses. É um time que vem sobrando há TRÊS temporadas. Ou TRÊS anos, caso você tenha chegado até aqui e seja leigo.
.
O Barcelona, ESSE Barcelona, nos dá o direito de derrubar aquela velha máxima que nossos pais/avós enchem a boca pra dizer que "futebol era no nosso tempo".
.
Futebol é esse aqui.
.
E é bonito demais!
.
"Más que un club".

4 comentários:

  1. E ainda tem gente que implica dizendo que esse time é uma farça, que só ganha com ajuda do juíz e blablabla, ou melhor, mimimi.
    Um dos maiores, senão o maior clube que já vi jogar, dá gosto de ver uma partida com esse nível técnico. Nem o goleiro dá chutão, só saem na boa, no toque de bola, maior trunfo desse time.
    Sem comentários, só minha admiração
    Abraço ilustre.

    ResponderExcluir
  2. Nobre Thiago Honorato, já lhe disse e repito: essa gente que atribui as vitórias/espetáculos do Barcelona a erros de arbitragem e ao "acaso", são pessoas que necessitam de tratamento de ordem psicológica.

    ResponderExcluir
  3. Impressionou a qualidade dos passes, a quantidade de posse de bola e o fato de 9 dos jogadores titulares serem formados nas categorias de base do próprio clube. Temos muito que aprender com esse barça...

    ResponderExcluir
  4. Sem dúvida caro, e assíduo, Guto Brandeburski!

    ResponderExcluir

Web Analytics